Ao concretizar seu sonho na criação do Museu Odontológico de São Paulo, em 1986, não se deteve apenas na sua instalação. Acreditava que o museu tem que ser atual e dinâmico, fazendo sempre questão de levá-lo à classe odontológica e ao público em geral, montando exposições do mesmo nos Congressos de Odontologia.
Em 1988 passa a ser denominado Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), entidade sem fins lucrativos, de acordo com aprovação da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura.
No dia 21 de abril de 1993, data em que se homenageou Tiradentes pelo 200º aniversário de sua execução, a diretoria do IMOSP inaugurou as instalações do Museu de Odontologia nas dependências da APCD Central.
Graças ao empenho de toda a equipe do IMOSP, sob a direção do Dr. Arlindo Marques, o museu foi totalmente remodelado e re-inaugurado em setembro de 2002, e suas novas instalações estão atualmente no 1º andar do prédio da APCD Central, à Rua Voluntários da Pátria, 547, em Santana.
Por decisão da diretoria da APCD e do CONSUP (Conselho Superior do IMOSP), a partir de abril de 2003, o Museu passa a se denominar "Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal", tendo na sua direção o Dr. Paulo de Oliveira Bueno.
O museu é inegavelmente um marco importante na Odontologia Brasileira e certamente todos aqueles que o conhecerem irão se surpreender ao verem a riqueza do acervo, a excelente disposição dos consultórios dos tempos mais remotos até os atuais, com todos os detalhes que compõem os mesmos, e tantos outros itens.
Na recepção do museu encontram-se alguns trabalhos que valem a pena ser conferidos pelos visitantes: |