IMOSP

Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia
de São Paulo Dr. Elias Rosenthal

“A paixão pelo museu começou quando ainda bem jovem”.

Ao concretizar seu sonho na criação do Museu Odontológico de São Paulo, em 1986, não se deteve apenas na sua instalação. Acreditava que o museu tem que ser atual e dinâmico, fazendo sempre questão de levá-lo à classe odontológica e ao público em geral, montando exposições do mesmo nos Congressos de Odontologia. Em 1988 passa a ser denominado Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), entidade sem fins lucrativos, de acordo com aprovação da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura.

No dia 21 de abril de 1993, data em que se homenageou Tiradentes pelo 200º aniversário de sua execução, a diretoria do IMOSP inaugurou as instalações do Museu de Odontologia nas dependências da APCD Central.

Graças ao empenho de toda a equipe do IMOSP, sob a direção do Dr. Arlindo Marques, o museu foi totalmente remodelado e re-inaugurado em setembro de 2002, e suas novas instalações estão atualmente no 1º andar do prédio da APCD Central, à Rua Voluntários da Pátria, 547, em Santana.

Por decisão da diretoria da APCD e do CONSUP (Conselho Superior do IMOSP), a partir de abril de 2003, o Museu passa a se denominar "Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal", tendo na sua direção o Dr. Paulo de Oliveira Bueno.

O museu é inegavelmente um marco importante na Odontologia Brasileira e certamente todos aqueles que o conhecerem irão se surpreender ao verem a riqueza do acervo, a excelente disposição dos consultórios dos tempos mais remotos até os atuais, com todos os detalhes que compõem os mesmos, e tantos outros itens.

Na recepção do museu encontram-se alguns trabalhos que valem a pena ser conferidos pelos visitantes:

1. Um álbum contendo um conjunto de histórias em quadrinhos, piadas e ilustrações sobre Humor em Odontologia, que foram colecionados pelo Dr Elias durante dezenas de anos. Aos saudosistas, o simples fato de folheá-lo ttrará certamente momentos de prazer e alegria

2. Há também um outro album composto de uma seleção de reproduções das mais variadas obras de arte, algumas das quais foram apresentadas nas Exposições de Arte organizadas pelo IMOSP nos Congressos de Odontologia no Anhembi, sendo que várias delas pertencem ao acervo do Museu.

3. Um outro trabalho consiste em uma encadernação de mais de uma centena de biografias de Cirurgiões Dentistas, o qual se intitula “Vultos da Odontologia Brasileira”.

4. “A Criança e os Dentes – Prevenção e Higiene”.

Para que os visitantes possam tomar conhecimento de alguns importantes Museus de Odontologia de outros países, sugerimos que acessem os seguintes sites:

Musée d’Art dentaire - Musée Pierre Fauchard - Paris
www.fauchard.org

Associação Britânica de Odontologia -
www.bda.org/museum

National Museum of Dentistry -
www.dentalmuseum.org

Association de Sauvegarde du Patrimoine de l'Art Dentaire (ASPAD) -
www.bium.univ-paris5.fr/aspad

 
 
 
 

© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 2011